E qual é TEU modelo de liderança?

Da série Falando de Liderança

Tenho refletido muito acerca desta, que é uma grande questão nas organizações para consultorias, coaches e tantos profissionais que dedicam suas vidas a treinar e desenvolver pessoas nos mais variados, respeitados e dignos de estudo, modelos de liderança.

 

Pensando no modelo que será adotado pelos jovens profissionais que chegam dia a dia no mercado de trabalho, tantos programas de trainees, cada um com uma cesta ainda mais diversificada de ofertas que faz brilhar os olhos e o desejo de sucesso destes jovens líderes.

 

Não sei se há, de fato, receita, antídoto, cartilha, dez mandamentos para o modelo ideal de liderança. Em minha experiência como consultora organizacional e coach, atendendo jovens talentos, jovens recém-formados, jovens angustiados com dúvidas acerca de suas escolhas, que em dado momento apesar da juventude lhes parecem tão definitivas e irreversíveis, em busca de um modelo de liderança que lhes sirva de guia, de diretriz, paira uma frustração enorme, um sentimento de que farão o mesmo do mesmo considerando a prática e não a teoria que veem nas organizações.

 

Nos dias de hoje, cada vez mais complicado indicar um modelo, com o maior respeito a todos os modelos, de um cardápio vasto. Me parece, desde onde observo, que antes de mais nada, antes de pensar no modelo ideal é preciso o bendito do autoconhecimento que vai balizar de forma consciente a tua escolha que vai definir o teu modelo e vai fazer de ti ÀQUELE líder que toda e qualquer equipe irá seguir. E este seguir, não é cego, não é determinado por cargo e ou hierarquia, ele é conquistado e legitimado dia a dia, em um processo de construção que pode se perder ou estar, também dia a dia, mais forte.

Tudo depende!

Tudo depende da coerência, da integridade, da clareza, da humildade, da capacidade de agregar, delegar, unir.

Vivemos tempos de total falta de confiança. Não confiamos mais em nada, tão pouco em ninguém e é uma necessidade nata na raça humana, confiar.

Construir relações baseadas em confiança passar por estas, vou chamar de virtudes que criam laços de respeito, cooperação ética que tempo, distância ou barreiras, sejam elas quais forem derrubam.

Ter coerência entre o que pensa, o que fala e o que faz!

Ser íntegro, estar inteiro nas escolhas que faz!

Ter clareza, ser transparente!

Ser humilde para reconhecer erros, redefinir rotas, reconhecer que fez escolhas equivocadas, reconhecer que não é único ou o único com possibilidades de soluções, ainda que seja único em sua individualidade.

Ninguém precisa de Líder herói, ainda assim é preciso nos dias de hoje redefinir nossos conceitos de heróis, de ídolos, de mestres, de mentores, essencialmente de exemplos que em sua integridade nos permitam escolher estar com eles ou não. E é preciso ser muito íntegro consigo mesmo, com seus interesses e o meio para escolher o líder que se quer ser e o líder que se irá seguir.

 

Valéria Graziano

Valéria, é coach e consultora organizacional. Há mais de 20 anos atuando na área de gestão de pessoas, dos quais os últimos 15 dedicando-se ao treinamento e desenvolvimento de pessoas, líderes e equipes.

Formação em coaching pelo Instituto Ecosocial, Certificação de três anos em Biologia Cultural com Humberto Maturana e Ximena D’Avilla, formação livre em Comunicação Não Violenta e Formação como Consultora Organizacional pela Ornellas e Associados.

http://vggazzara.wix.com/coachingeconsultoria

https://br.linkedin.com/in/valeriagraziano

11 97569-4770

crédito imagem: http://osupernerd.com.br/opinioes/filmes-de-super-herois-nao-sao-para-os-nerds/

 

Posts relacionados

Descobrir meu modelo de liderança!

11

Coaching uma ferramenta de apoio ao seu processo de mudança e autoconhecimento.

160

Carreira! Cada vez mais cedo jovens precisam se decidir.

75

A competência está no sapato!

253

Coaching: qual a minha metodologia?

116

Crise? Sim! Oportunidade de transformar dificuldades em competências!

101

Sobre o autor

 

21

Valéria Gazzara

Atuo na formação e desenvolvimento de pessoas há 25 anos. Formação em coaching com base na Antroposofia. Curso de 18 meses no Instituto Ecosocial. Complementação a formação em coaching através de reflexões, pesquisa e cursos, tais como: Certificação em Biologia-Cultural com Humberto Maturana e Ximena Davilla - Chile - e anos Formação em Comunicação não violenta - 8 meses Cursos e formação na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Ver perfil