PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL

Quero retomar uma conversa que tivemos em meados de novembro do ano passado e em agosto ultimo voltamos a tocar no assunto.

De um modo geral as empresas, nesta ocasião elaboram os seus planejamentos e por que as pessoas não fazem a mesma coisa. Você não é uma pessoa dentro da sua empresa e outra fora dela — então por que seu negócio tem um planejamento estratégico, mas sua vida não?

Qualquer objetivo, quando colocado no papel (ou numa planilha), tem mais chances de ser concretizado.

O  ano está terminando e o momento é o mais adequado  para  reflexão: Eu tenho um planejamento pessoal que mostra meus objetivos, meus projetos, onde quero chegar? É hora de olhar para traz e avaliar o que foi feito e perguntar: meus objetivos foram alcançados? As metas que tracei foram atingidas? Onde errei  , onde acertei? E agir!.

Agir significa elaborar o instrumento mais importante para o seu crescimento pessoal: o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Planejar é a única maneira, que uma pessoa  tem de traçar o seu caminho na vida em direção aos  objetivos. Esse momento é o mais oportuno para  isso.

Planejar é identificar seus objetivos e os meios necessários para alcança-los, traçar as metas e elaborar o  plano de ação que vai possibilitar a realização dos sonhos.

Rapidamente, com o propósito de auxiliar a elaboração do Planejamento Estratégico Pessoal, relaciono abaixo os 5 passos imprescindíveis para o sucesso de qualquer planejamento:

1. O que é o Planejamento Estratégico Pessoal

É uma mágica? Uma imersão? Veja como dedicar um olhar para seu desenvolvimento pode inspirar seu sucesso — aquele que você mesmo define para você.

2. Valores, Propósito e Rede

Para você definir o que é sucesso para você, é muito importante ter clareza sobre quais são seus valores, seu propósito de vida e a rede de pessoas com quem você pode contar.

3. Fazendo uma análise SWOT de si mesmo

Ao fazer um Planejamento Estratégico Pessoal, é preciso olhar também para suas próprias capacidades e suas fraquezas. Que tal refletir sobre os aspectos internos e externos que podem ajudar  ou impedir seu desenvolvimento?

4. Plano de Ação do seu PEP

Você já definiu seus valores, seu propósito de vida, o grupo de pessoas com quem você pode contar e fez uma análise SWOT de si mesmo. Chegou a hora de consolidar todas essas ações no que vai, efetivamente, levá-lo até o cumprimento do que significa sucesso para você.

5. Monitorando e celebrando seus indicadores

Agora que seu PEP está pronto, como saber se você está indo no caminho certo?

Nessa fase é transformar os sonhos, objetivos  em meta para alcançar uma maior realização pessoal e profissional como empreendedor.

Para se aprofundar ou para traçar o seu planejamento estratégico pessoal e/ou obter mais informações mantenha contato pelo e-mail :  nielsenfreirecoach@gmail.com

 

Posts relacionados

CONVITE

2

QUANDO PROCURAR OS SERVIÇOS DE UM COACH?

6

ESTÁ NA HORA DE VOCÊ REVER SUAS METAS

6

AUTOCONHECIMENTO

4

OS MULTIPLOS BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA DE COACHING

12

HIGHT PERFORMANCE LEADERSHIP

6

Sobre o autor

 

10

NIELSEN FREIRE DA SILVA

Formação: Coach Pessoal, Profissional e Executivo, Economia e Engenharia Econômica, Pós Graduado, Consultor de Empresa em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, Professor do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação.30 anos de trabalho em empresa de grande porte do ramo da siderurgia, tendo exercido cargos de analista, analista senior e média gerência na área de Cargos e Salários e Remuneração, Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Empresarial, etc.

Ver perfil