PROPOSTA COMERCIAL

Como redigir modelo IRRECUSÁVEL

 

Bom, o ano novo já está correndo!  Ontem, ao chegar,  ele trouxe para cada um,   365 dias de oportunidades de realizações, negócios e sucesso.

Para isso, são várias as ferramentas para auxiliar você a deslanchar os seus negócios ou as atividades pessoais, todas já comentadas aqui, como por exemplo planejamento estratégico, técnicas de fazer acontecer, o poder do agora, o poder da ação, análise SWOT, análise GUT, etc, que podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto duas ou mais. O que não pode é não fazer nada.

Certamente as oportunidades de negócio trarão demandas de propostas comerciais ,  as quais deverão ser elaboradas com muito cuidado, pois cada profissional fornecedor  tem um único tiro, se errar o alvo, não cabe lamentações.

O propósito dessa ferramenta apresentada agora e criada no NFCoaching,  é  inovadora e facilitará a descoberta da melhor forma de elaborar  uma proposta comercial , mas é  preciso que dê sua melhor atenção em:

1) Contemplar  a solução dos problemas dos clientes,

2) Gerar, lucratividade e acessibilidade para sua empresa,

3) Tornar o modelo de negócio viável, flexível e competitivo.

Aprenda neste passo a passo como utilizar a ferramenta de forma eficaz, buscando por novas oportunidades e amplie sua oferta de produtos e serviços.

Comece então  a elaboração de sua proposta tomando uma folha de papel e dividindo-a com linhas perpendiculares, duas  verticais  e outra horizontal, de modo a ter seis quadrantes, os quais deverão ser  denominados por: NECESSIDADES – OBSTÁCULOS – PONTES - GANHOS  – GERADORES E VALORES,como no exemploMas use sua criatividade, pode utilizar 6 folhas de papel separadas para cada um dos quadrantes.

  

 

NECESSIDADES

 

 

OBSTÁCULOS

 

 

PONTES

 

 

GANHOS

GERADORES

 

 

 

 

VALORES

 

 

 

 

 

 

Ao dar início a elaboração da proposta de trabalho, será necessária uma  análise criteriosa do mercado, pesquisando e listando  informações estratégicas sobre o cliente. Dê início ao trabalho relacionando o  que o cliente está buscando, ou trabalho a fazer, ou seja, aquilo que é preciso realizar e que você deverá entregar. Aplique suas anotações no quadrante  NECESSIDADES.  ( Você poderá escrever diretamente no formulário matriz ou utilizar aqueles papeis coláveis, autoadesivos coloridos.

Descreva quais são os desafios e os  problemas referentes ao trabalho a ser feito.  Seja explícito e meticuloso  nessa fase da criação da proposta. Aplique suas anotações no quadrante OBSTÁCULOS.

Analisando o que foi listado no quadrante OBSTÁCULOS, pense quais podem  prevenir os impactos  negativos e positivos nas possíveis soluções  dos problemas com os produtos e/ou serviços. Aplique essas observações no quadrante  PONTES .

Relacione as expectativas, resultados  ou benefícios que o cliente quer alcançar ou está procurando. Aplique suas anotações no quadrante  GANHOS.

Observando o que foi  relacionado no quadrante GANHOS pense agora  quais os que irão criar benefícios geradores de valor aos produtos e/ou serviços. Aplique essas observações  no quadrante  GERADORES.

Agora, relacione  os produtos e/ou serviços  em torno dos quais uma  solução é desenvolvida. Adicionando várias propostas para então analisar quais tem o máximo possível de propriedade com tudo que foi colocado no seu quadro. Aplique essas anotações no quadrante  VALORES.(são os benefícios que você entrega ao seu cliente).

Com a ferramenta  preenchida, faça uma análise ampla do cenário gerado e construa estratégias para serem colocadas em prática na elaboração da proposta de valor,(benefícios que o cliente espera de você, dos seus produtos ou serviços). Lembre-se:

 

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Sobre o autor

 

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NIELSEN FREIRE DA SILVA

Formação: Coach Pessoal, Profissional e Executivo, Economia e Engenharia Econômica, Pós Graduado, Consultor de Empresa em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, Professor do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação.30 anos de trabalho em empresa de grande porte do ramo da siderurgia, tendo exercido cargos de analista, analista senior e média gerência na área de Cargos e Salários e Remuneração, Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Empresarial, etc.

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